Tradutor

Amizades abusivas

by - maio 17, 2018

Quando se fala em relacionamento abusivo, logo pensamos em casais, mas ele pode acontecer em em todo tipo de relacionamento, um deles é entre "amigos".
Uma das partes realmente possui amizade, já a outra pessoa é a parte que costuma pedir favores frequentes, sem retribuir, fazendo com que você se sinta na obrigação de sempre estar disponível para ajudar. É aquela pessoa que sempre diz "tentando te alertar",  para não sonhar com algo, pois você não é bom o suficiente, bonito o suficiente, inteligente o suficiente e ia acabar frustrado por não conseguir, é aquela pessoa que não quer ver você crescer, que se incomoda com o fato de você conseguir realizar um sonho e tem medo que as mudanças te afastem dela ou façam você abrir seus olhos. É aquela pessoa que não vai ouvir o que você tem a dizer ou considerar as suas opiniões, ela sempre vai encontrar uma maneira de fazer o assunto ser ela. A pessoa não celebra suas vitórias e não conforta você nos momentos de dificuldade. A pessoa tem ciúme excessivo, que faz você se sentir como se não pudesse fazer nada sem que ela esteja espreitando em um canto.
Assim como um relacionamento, a amizade abusiva tem como base o medo. Na prática é mais ou menos assim: sua amiga(o) faz dramas e ameaças quando você diz que não quer mais ficar naquela festa. Ela (ele) dá um escândalo quando você diz algo que não a(o) agrade, você sente medo de contar para ela(ele) que algo legal aconteceu com você. Ela(ele) é muita crítica(o) com o seu comportamento e insiste em dizer o que você deve ou não vestir ou fazer, por exemplo.
São pessoas que não se interessam, de fato, pela sua vida e podem chegar ao ponto de humilharem você na frente de outras pessoas.
Ou seja, essa é uma relação que não tem respeito, não tem confiança, não tem apoio e não tem segurança.
É possível que exista violência física em amizades abusivas ? Se sua amiga(o) bate em você quando bebe, se ela (ele) te dá tapas quando está muito chateada (o), se desconta as frustrações dela (dele) fisicamente em você, SIM, isso caracteriza uma violência típica dos relacionamentos abusivos.
Tão prejudicial quanto um relacionamento, uma amizade abusiva é destrutiva e pode resultar em grandes decepções e traumas emocionais.
Você já passou ou percebeu que está em uma amizade abusiva? Conte a sua história para nós! Deixe nos comentários sugestões de assuntos para nossos próximos posts, dúvidas, críticas construtivas.
Descobri que tenho uma amizade abusiva, o que faço? Como faço para sair de uma amizade abusiva? Não perca na próxima quinta-feira, 24/05, respostas para essas perguntas e mais!
Espero que esse texto possa te ajudar de alguma forma, beijos Ana.

You May Also Like

0 comentários